Boletim Informativo – Ano 03, Março de 2009 – Número 01
24/03/2009
Boletim Informativo – Ano 03, Junho de 2009 – Número 02
22/06/2009
Exibir tudo

RESENHA: “Multidimensional Executive Coaching” de Ruth L. Orenstein

Por Rosa R. Krausz

Como indica o prefaciador deste trabalho, K. Eisold, “este é um livro sábio em muitos aspectos”.

Trata-se de uma publicação de abordagem ampla, com fundamentos teóricos sólidos e um quadro de referência conceitual claro para uma prática séria e competente do processo de Coaching Executivo Empresarial.

O volume foi organizado em 17 capítulos. Os três primeiros abordam a análise de um caso específico, o estado da arte do Coaching Executivo e Empresarial e os princípios teóricos da abordagem multidimensional, enfatizando os aspectos psicossociais do comportamento individual e organizacional, bem como a importância do constante exercício da autorreflexão do Coach a respeito de sua condição de principal instrumento no exercício desta atividade.

Como afirma a autora (p.32), a condição de Coach Executivo “Exige que o profissional esteja disposto a comprometer-se com contínua autorreflexão durante todo o processo, para determinar que pensamentos e sentimentos são evocados e diferenciar entre respostas características e aquelas que são disparadas pelas circunstâncias do momento”.

Nos nove capítulos seguintes, Orenstein analisa a prática do Coaching Executivo detendo-se nas três fases do processo que parte do contato inicial, encontro preliminar, estabelecimento de metas, contrato, assessment, feedback, objetivos, coaching formal, avaliação de resultados e encerramento do processo de coaching. Cada um destes aspectos é abordado através da análise de vários casos o que constrói uma ponte interessante entre teoria e prática, ilustra a metodologia e facilita o acompanhamento do processo.

Os capítulos seguintes complementam estas informações com comentários diversificados sobre os fatores que poderão intervir / impactar os resultados, além de enfatizar as diferenças entre Coaching Executivo e outras formas de intervenção.

Os capítulos finais podem ser considerados como uma síntese, pois focalizam um caso que ilustra toda a teoria em ação, comentando aspectos eminentemente práticos do processo de Coaching Executivo.

Trata-se de um trabalho importante que reconhece a complexidade do Coaching Executivo e justifica o seu status de especialidade e que por isso mesmo é útil e necessário tanto para profissionais experientes, quanto para Coaches Executivos em formação.

A amplitude da abordagem e a relevância atribuída às condições do contexto evidenciam a necessidade de compreendermos o Coaching Executivo e Empresarial não apenas como um trabalho individualizado breve e eficaz, mas também, e principalmente, como uma intervenção estratégica, proativa e sistêmica de preparo / desenvolvimento do capital humano capacitado para lidar com as demandas imprevisíveis do presente e do futuro.

Como escreveu Chris Argyris, nos idos de 1975 “É o próprio sucesso de uma profissão em desenvolvimento que gera demandas de questionamento desta profissão”.

Coaching Executivo e Empresarial traz consigo um enorme potencial de contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento, maximizando a utilização do Capital Humano a favor das pessoas, das organizações e da humanidade. O seu sucesso nos traz o desafio de aperfeiçoar e sintonizar o preparo dos que atuam ou pretendem atuar nesta área com as demandas de um mundo empresarial em transformação.

Orenstein, como podemos constatar no seu prefácio, escreveu seu trabalho dentro deste espírito, o de contribuir para a humanização do mundo empresarial e elevar a qualidade de vida dos seus habitantes.

Publicado em 01/06/2009

Rosa R. Krausz é Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Ciências Sociais e Doutor e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo onde lecionou na Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Filosofia e Letras e Faculdade de Enfermagem.Desde 1976 trocou a vida acadêmica pelo trabalho de Treinamento e Consultoria em RH.É Analista Transacional Didata pela International Transactional Analysis Association (ITAA) e pela União Nacional de Analistas Transacionais – BRASIL (UNAT-BRASIL) e Full Member da Worldwide Association of Business Coaches (WABC), tendo participado do Painel Especializado de Certificação Internacional.

Autora de vários livros de sua especialidade, publicou também inúmeros artigos nos Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Holanda, participou de Congressos nacionais e internacionais como conferencista convidada.

Tem longa experiência em coaching de executivos, mesmo antes desta designação ser utilizada.

Forma e supervisiona coaches executivos e empresariais, fundadora e primeira presidente da ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial.

 

Referências Bibliográficas

Orenstein, Ruth L. (2007). Multidimensional Executive Coaching. New York: Springer Publishing Company.