Maieuticando: Para nos tornarmos Coaches
30/06/2009
Boletim Informativo – Ano 03, Setembro de 2009 – Número 03
22/09/2009
Exibir tudo

RESENHA: “Hostage at the Table” de George Kohlrieser

Por Rosa R. Krausz

O autor é psicólogo, Analista Transacional Didata pela International Transactional Analysis Association e professor do International Institute of Management Development (IMD), consultor internacional e especialista em negociação e desenvolvimento de lideranças.

Embora o livro aborde o processo de negociação e sua aplicação no desenvolvimento de lideranças, o autor focaliza dois aspectos que merecem ser destacados nesta resenha por serem particularmente relevantes para o processo de Coaching Executivo e Empresarial.

Um deles é a vinculação (bonding) entendido como “um intercâmbio emocional que acontece após uma aproximação e uma conexão. … é uma troca de energia…” (pg.42)

O outro é o que o autor chama de base segura (secure base). Segundo Bowlby, a base segura é “encorajadora, apoiadora e cooperativa” (p. 76).

Estes dois aspectos fazem parte integrante do Coaching Executivo e Empresarial e, embora recebendo denominações diferentes tais como apoio, suporte, parceria, estímulo, atenção, permissão para ser bem-sucedido, constituem a essência e a chave do sucesso do processo.

Não é por acaso que os estudos levantamentos realizados a respeito das expectativas que um Coachee tem em relação ao Coach é de alguém que, além de competência e ética profissional, tenha empatia, contribua para criação de um clima de acolhimento, segurança e respeito, lealdade e transparência.

Como costumamos enfatizar, Coaching Executivo e Empresarial é mais arte do que técnica, mais sensibilidade e capacidade de escuta do que um mero conjunto de técnicas que não consideram as especificidades e necessidades de cada Coachee e do contexto no qual atua.

O trabalho de Kohlrieser combina ciência com sensibilidade humana e sua leitura nos aporta uma visão ampla e original do processo de negociação que contempla de forma atraente e clara as múltiplas facetas dos relacionamentos humanos.

Publicado em 01/09/2009

Rosa R. Krausz é Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Ciências Sociais e Doutor e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo onde lecionou na Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Filosofia e Letras e Faculdade de Enfermagem.Desde 1976 trocou a vida acadêmica pelo trabalho de Treinamento e Consultoria em RH.É Analista Transacional Didata pela International Transactional Analysis Association (ITAA) e pela União Nacional de Analistas Transacionais – BRASIL (UNAT-BRASIL) e Full Member da Worldwide Association of Business Coaches (WABC), tendo participado do Painel Especializado de Certificação Internacional.

Autora de vários livros de sua especialidade, publicou também inúmeros artigos nos Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Holanda, participou de Congressos nacionais e internacionais como conferencista convidada.

Tem longa experiência em coaching de executivos, mesmo antes desta designação ser utilizada.

Forma e supervisiona coaches executivos e empresariais, fundadora e primeira presidente da ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial.

 

Referências Bibliográficas

Kohlrieser, George (2006). Hostage at the Table. São Francisco (CA): Jossey-Bass.