Nova Diretoria e Conselho Deliberativo
28/02/2012
O Coach ineficaz
02/04/2012
Exibir tudo

RESENHA: Executive Coaching, how to make it work!

Por Rosa R. Krausz

Como escreve a própria autora, este pequeno livro tem a finalidade de apresentar respostas “para todos aqueles que fazem perguntas” especificas sobre Coaching Executivo.

Nossa experiência indica que existe uma necessidade urgente de oferecer tais respostas, uma vez que o que prevalece no momento, não só no Brasil, mas também em outros países, é uma incompreensão sobre esta atividade profissional, o que as empresas podem esperar de deste tipo específico de intervenção e quais são os desafios encontrados na busca e seleção de fornecedores ética, pessoal e profissionalmente preparados para obter resultados que beneficiem o Coachee, sua equipe e a organização.

Considerando a confusão e o uso inadequado da expressão Coaching Executivo, para consumidor final desta metodologia é fundamental que haja uma distinção clara em relação a consultoria, treinamento ou terapia.

Como ressalta Liburd, (p.10) “Coaching Executivo é uma abordagem de desenvolvimento profissional de curta duração, voltada para resultados, orientada para a ação e customizada, com foco em Desempenho, Desenvolvimento e Necessidades do Executivo”.

São abordados vários aspectos relevantes para a compreensão do que seja Coaching Executivo de uma forma clara, sucinta e simples, porém sem ser simplista.

A autora faz também uma análise crítica de uma tendência a esperar que pessoas em posição de coordenação atuem simultaneamente como gerentes e coaches com seus subordinados sem considerar as incoerências destes dois papéis, reduzindo o Coaching Executivo a uma série de micro intervenções pontuais que desconsideram a importância do contexto e da coerência interna.

Outros pontos relevantes abordados são a necessidade de instrumentalizar os dirigentes para lidarem com o contínuo processo de transformação do mundo empresarial, as dificuldades de conviver construtivamente em ambientes multigeracionais e multiculturais que tendem a gerar conflitos e elevar o nível de rotatividade dos colaboradores.

Outro aspecto focalizado diz respeito ao crescimento exponencial de treinamentos e cursos rápidos a nível mundial que, por serem rasos e inespecíficos não preparam os egressos a atuarem como Coaches Executivos e Empresariais, desgastando a imagem desta atividade.

À guisa de sugestão, propomos a expansão das referências bibliográficas que poderiam oferecer mais trabalhos específicos sobre o assunto abordado.

Trata-se de uma publicação concisa e útil, um recurso que poderá atender às inúmeras dúvidas que o atual momento gera nas pessoas em busca de serviços de Coaching Executivo e Empresarial autênticos e geradores dos benefícios para todos os envolvidos.

(*) publicada originalmente em http://www.trainingzone.co.uk/group/book-club/book-review-executivecoaching em 19/03/2012.

Publicado em português neste Boletim com algumas alterações.

Publicado em 01/03/2012

Rosa R. Krausz é Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Ciências Sociais e Doutor e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo onde lecionou na Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Filosofia e Letras e Faculdade de Enfermagem.Desde 1976 trocou a vida acadêmica pelo trabalho de Treinamento e Consultoria em RH.É Analista Transacional Didata pela International Transactional Analysis Association (ITAA) e pela União Nacional de Analistas Transacionais – BRASIL (UNAT-BRASIL) e Full Member da Worldwide Association of Business Coaches (WABC), tendo participado do Painel Especializado de Certificação Internacional.

Autora de vários livros de sua especialidade, publicou também inúmeros artigos nos Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Holanda, participou de Congressos nacionais e internacionais como conferencista convidada.

Tem longa experiência em coaching de executivos, mesmo antes desta designição ser utilizada.

Forma e supervisiona coaches executivos e empresariais, fundadora e primeira presidente da ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial.

 

Referências Bibliográficas

Liburd, Sue (2011). Executive Coaching – How to Make it Work. Troubador Publ. Comp.: Leicester, Grã-Bretanha. 78pgs. (*)