You are currently viewing O Jogo Interno, por Rosangela Bacima

O Jogo Interno, por Rosangela Bacima

Terminou domingo 8/5/22 o torneio de tênis Masters 1000 de Madri, reunindo os principais nomes do esporte e trazendo um resultado espetacular na decisão masculina.

Tudo por conta de um talentoso tenista de 19 anos, Carlos Alcaraz, que venceu o torneio de forma emocionante, depois de superar em sequência o número 4 do mundo, seu ídolo Rafael Nadal – na foto com ele ainda criança, Novak Djokovic e Alexander Zverev, respectivamente o 1° e o 3° colocados no ranking mundial.

Inspirada por Timothy Gallway

Comecei a me interessar pelo tênis depois de beber na fonte de um “guru” e autor do “Jogo Interior do Tenis”, Timothy Gallwey. Tive o privilégio de estudar a essência do jogo interior aplicado ao mundo das empresas, e me formar com ele em Coaching Executivo na “The Inner Game International School”, em paralelo à formação na ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial.

Agora vamos à relação entre Coach e o jogo interno

Voltando ao troféu de Alcaraz, pude ver a estreita relação daquele desempenho com o jogo interior e os princípios do coaching:

– Talento e potencial livres de interferências, especialmente internas e mentais, que poderiam minar a melhor performance e resultado.

– Concentração combinada com competência e naturalidade de movimentos e jogadas, resultando num “foco relaxado”, sendo visível o prazer de conquistar cada ponto.

– Consciência sobre o tamanho do desafio e de sua própria capacidade, preparo físico e mental, capaz de criar alternativas de jogadas e de responder à altura cada lance.

– Cada erro servindo não para julgamento ou crítica, mas como fonte de aprendizado e referência para novas escolhas que, por sua vez, foram gerando a confiança necessária para chegar onde queria.

O Jogo Paralelo

Que esse jovem e talentoso tenista siga seu caminho com mais sucessos! E que seu esporte continue a inspirar o grande paralelo com o jogo interno que travamos em nossa vida cotidiana, na nossa jornada de desafios e aprendizados.

Sobre a Autora

Rosangela Bacima é Associada da ABRACEM. – Consultora e estrategista em Capital Humano e Capital Social das empresas, Coach Executivo e Empresarial, Psicossocioanalista, Psicóloga, Mestre em Administração de RH.

Deixe um comentário