1QUEM É A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COACHING EXECUTIVO E EMPRESARIAL?
É uma entidade jurídica legalmente constituída, sem fins lucrativos e devidamente registrada nos órgãos competentes.
2ORIGEM DA ABRACEM?
Foi criada em julho de 2005 por um grupo de profissionais experientes, com a Formação de Coaches Executivos e Empresariais, de autoria da Dra. Rosa Krausz, interessados em promover, divulgar e exercer esta atividade profissional especializada, com elevado nível de competência técnica, relacional e ética.
3O QUE DISTINGUE A ABRACEM DAS DEMAIS ENTIDADES RELACIONADAS COM COACHING NO BRASIL?
Principais distinções:
a) É uma Associação dedicada exclusivamente ao Coaching Executivo e Empresarial. Especialidade reconhecida nacionalmente por estudiosos do assunto, sendo frequentemente citada em publicações acadêmicas e comerciais.
b) Possui uma Diretoria Eleita por seus membros, com Estatutos e Código de Ética que regulam a vida associativa.
c) Utiliza um processo de Formação de Coaches Executivos e Empresariais cujos objetivos, metodologia, conteúdo programático, duração, critérios de seleção de participantes e demais informações constam do seu site.
d) Estabelece pré-requisitos para ingresso na Formação de Coaches Executivos e Empresariais, o que têm atraído participantes de alto nível e a criação de um grupo de profissionais reconhecidos no mundo empresarial por sua competência, eficácia e postura ética.
e) Possui critérios transparentes de ingresso em seu quadro associativo. f) Divulga em seu site os nomes dos seus associados ativos, de acordo com a área e modo de atuação em que praticam.
4O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA PESSOA TORNAR-SE MEMBRO DA ABRACEM- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COACHING EXECUTIVO E EMPRESARIAL?
O pré-requisito é ter obtido a Certificação como Coach Executivo e Empresarial através de um processo de Formação reconhecido por esta entidade. (ver item 3C).
5QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSO NA FORMAÇÃO DE COACHES EXECUTIVOS E EMPRESARIAIS RECONHECIDO PELA ABRACEM?
Visitar o site www.abracem.org.br - coluna Cursos - onde encontrará os pré-requisitos e demais informações sobre a citada Formação.
6A CERTIFICAÇÃO DE COACHES EXECUTIVOS E EMPRESARIAIS DA ABRACEM TEM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL?
Coaching Executivo e Empresarial é uma atividade profissional não regulamentada. Portanto, não existe nenhum órgão nacional ou internacional que promova este reconhecimento. A autorregulação ou autocertificação, isto é, o reconhecimento e a responsabilidade pela qualidade da Formação ou de Treinamentos é de quem os ministra.

Segundo Ray Carr, no Peer Bulletin de Julho de 2011, pg. 21, “Mais preocupante ainda é o fato que associações de Coaching atribuem a si próprias a autoridade para ‘assumir’ o status de certificadora e endossadora de entidades de treinamento de Coaches. Nenhuma autoridade externa revisa ou monitora suas práticas de certificação e as entidades não são responsáveis perante uma entidade especializada em certificação ou em aprovação de currículo”.

Esta descrição se aplica à maioria de empresas de treinamento comerciais que, além de promoverem a autocertificação, também divulgam pretensas validades internacionais. Daí a importância de buscar informações confiáveis sobre as opções existentes.
7COMO ESCOLHER ONDE E COM QUEM FAZER MINHA FORMAÇÃO?
O primeiro passo é decidir sobre o resultado a alcançar, ou seja, ter claro se deseja buscar Formação ou treinamento.
O segundo passo é verificar o que existe disponível no mercado.
O terceiro passo será buscar informações de fontes confiáveis e checa-las ante de decidir.
8ALGUMAS REFLEXÕES IMPORTANTES ANTES DE ESCOLHER UMA FORMAÇÃO:
1. Busco desenvolver as habilidades para atuar como Coach e conduzir um processo de Coaching de forma eficaz ou aprender a aplicar técnicas?
2. Quais entidades formadoras possuem um processo de seleção que analise, junto com o candidato, o perfil necessário e se o programa está alinhado com seus objetivos e resultados desejados?
3. Possuo experiência no ambiente corporativo?
4. Disponho de informações confiáveis sobre as diferenças entre Coaching, Terapia, Treinamento, Consultoria, Mentoria e Aconselhamento?
5. Sei a diferença entre Gestor ou Líder Coach, Coach Interno e Coach Externo?
6. Com que tipo de clientes pretendo trabalhar?
7. Gosto de trabalhar com pessoas?
9A FORMAÇÃO DE COACHES EXECUTIVOS E EMPRESARIAIS RECONHECIDA PELA ABRACEM É CONSIDERADA COMO PÓS-GRADUAÇÃO?
Ainda não. Estamos em contato com universidades conceituadas para oferecer este benefício aos que obtiverem a Certificação. Entretanto, isso acarretará um aumento considerável do número atual de horas, pois o mínimo requerido para um curso de pós é 360 horas/aula.
10QUAL A DURAÇÃO DA FORMAÇÃO?
A carga horária é de 160 horas, das quais 140 são presenciais e as restantes 20 horas dedicadas à vivência do aluno no papel de Coach e de Coachee.
11QUAL A PERIODICIDADE DA FORMAÇÃO RECONHECIDA PELA ABRACEM?
São 10 (dez) encontros mensais de 14 horas de duração e normalmente acontecem nas sextas e sábados.

Cidades em que a formação tem sido realizada – Favor consultar item Cursos.
12QUEM É O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO?
A responsabilidade técnica pela Formação atualmente é da Dra. Rosa Krausz, fundadora da ABRACEM, Full Member da Worldwide Association of Business Coaches, uma das poucas entidades que congrega Coaches Executivos e Empresariais e que estabeleceu critérios de alto nível para admissão de Full Members, em conjunto com os Didatas certificados por esta.

Para mais detalhes sobre o CV da Dra. Rosa Krausz, Didatas e Coaches, favor visitar o site da ABRACEM www.abracem.org.br. Se você não encontrou respostas para suas perguntas, favor encaminhá-las para [email protected] e teremos a maior satisfação em respondê-las.